quinta-feira, 2 de abril de 2015

BIOGRAFIA DE FRANCIS COLLINS

Viveu sua infância em Virgínia (USA) no vale do Rio Shenandoah. Foi educado pela mãe em casa, e aos 16 anos ingressou na Universidade da Virgínia para estudar Química. Depois mudou para o curso de Biologia e por fim Medicina na Universidade da Carolina do Norte. Se formou Bacharel em Química em 1970 pela Universidade de Virginia e Ph.D. emFísico-Química pela Univerdade de Yale em 1974. Estudando bioquímica se interessou pelos estudos sobre DNA e RNA.

Em 1977 se formou em medicina pela Universidade da Carolina do Norte. De 1978 a 1981, Collins trabalhou como residente e chefe de residencia médica no North Carolina Memorial Hospital em Chapel Hill.
Até seus 27 anos, era um ateu convicto. Foi somente cursando a faculdade de medicina e testemunhando a  religiosa entre seus pacientes que sua visão de mundo começou a mudar e então finalmente tomou uma decisão e se tornou cristão evangélico. Em seu livro, A linguagem de Deus, Collins faz muitas referências a ícones cristãos, como Agostinho e Lewis, Madre Tereza de Calcutá e o bioquimico ex ateu e hoje também protestante, Alister McGrath.
Em 1984 foi nomeado professor de Medicina e Genética Humana ganhando reconhecimento devido aos seus estudos sobre genética. Aceitou um convite em 1993 para ser o diretor do National Center for Human Genome Research, o qual passou a ser o NHGRI em 1997.
Em maio de 2008 foi anunciada a saída de Collins, após 15 anos de trabalho, da direção do Projeto Genoma Humano. A saída de Collins aconteceu no dia 1º de agosto deste mesmo ano. Collins, em email enviado a amigos e colegas, diz que a mudança se deve a sua intenção de desenvolver novos projetos e atividades pessoais.4 5 .
No dia 8 de julho de 2009 foi nomeado pelo presidente Barack Obama como diretor dos Institutos Nacionais de Saúde.6Em abril de 2013 Obama, ao lado de Collins, lançou um programa que busca mapear o cerebro humano com um custo de 3 bilhões de dólares chamado de "Iniciativa BRAIN".7
Francis Collins tem sido reconhecido por numerosos prêmios e honras, incluindo a eleição para Instituto de Medicina (Institute of Medicine) e a Academia de Ciências Norte-Americana (National Academy of Sciences). Em 2007 recebeu aMedalha Presidencial da Liberdade e em 2008 a Medalha Nacional de Ciências. Foi nomeado como membro da Pontifícia Academia das Ciências em 2009, pelo Papa Bento XVI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário